sábado, 14 de julho de 2012

Atividade 4.3


O texto Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis aborda a importância dos meios de comunicação na disseminação de informações, e sobre tudo, na ressignificação destas no meio em que vivemos. A partir disso, a escola tem a seu favor ferramentas disponíveis a serem utilizadas na sua prática pedagógica. Neste contexto, a escola deve refletir o seu papel, referente ao uso correto das mídias para oportunizar a alfabetização/letramento da mídias, ou seja, a interpretação, leitura e aplicabilidade de imagens, textos e sons e até do que está oculto nas mensagens. Diante disso, vale ressaltar que isso não desmerece o papel dos textos na alfabetização/letramento.
A escola deve possibilitar a leitura de mundo de forma crítica e autônoma através do uso das mídias e acima de tudo, oportunizar aos alunos o aprender a “ler” e “escrever” através dos meios de comunicação de seu tempo.
Conclui então que é muito importante o uso das mídias para motivar os alunos e dinamizar as aulas a fim de, oportunizar uma aprendizagem efetiva. Porém, ainda existem algumas dificuldades encontradas pelos professores, como a falta de um profissional na área de informática para auxiliar o aluno na realização de atividades envolvendo software, pois existem muitos professores que tem pouco domínio na informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário