O
texto Mídia-educação no contexto
escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino
fundamental em Florianópolis aborda a importância dos meios de
comunicação na disseminação de informações, e sobre tudo, na ressignificação
destas no meio em que vivemos. A partir disso, a escola tem a seu favor
ferramentas disponíveis a serem utilizadas na sua prática pedagógica. Neste
contexto, a escola deve refletir o seu papel, referente ao uso correto das
mídias para oportunizar a alfabetização/letramento da mídias, ou seja, a
interpretação, leitura e aplicabilidade de imagens, textos e sons e até do que
está oculto nas mensagens. Diante disso, vale ressaltar que isso não desmerece
o papel dos textos na alfabetização/letramento.
A escola
deve possibilitar a leitura de mundo de forma crítica e autônoma através do uso
das mídias e acima de tudo, oportunizar aos alunos o aprender a “ler” e
“escrever” através dos meios de comunicação de seu tempo.
Conclui
então que é muito importante o uso das mídias para motivar os alunos e
dinamizar as aulas a fim de, oportunizar uma aprendizagem efetiva. Porém, ainda
existem algumas dificuldades encontradas pelos professores, como a falta de um
profissional na área de informática para auxiliar o aluno na realização de
atividades envolvendo software, pois existem muitos professores que tem
pouco domínio na informática.
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